PRF recupera carro roubado e prende motorista por uso de documento falso e receptação


Na tarde desta quarta-feira (22), durante fiscalização no KM 800 da BR- 242, trecho do município de Barreiras (BA), policiais rodoviários federais abordaram um veículo Chevrolet/Onix, conduzido por um homem de 38 anos.

Foram solicitados os documentos do carro, do condutor e do passageiro, quando em uma verificação minuciosa do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), a equipe identificou indícios de falsificação e com sinais claros de adulterações nos caracteres de impressão.

Durante a fiscalização no automóvel, foram encontradas também indícios de adulterações nos elementos identificadores, o que levou a equipe a aprofundar a verificação no Onix.


Além disso, constataram que o veículo transitava com placa clonada, pertencente a um outro carro, da mesma marca e modelo, com registro de roubo, em 09/06/2022, na cidade de São Paulo (SP).

Questionado, o motorista que reside em Luís Eduardo Magalhães (BA), relatou que adquiriu o veículo na cidade de Barreiras. Que pagou 37.000 reais pelo carro, sendo que parte foi negociada em parcelas mensais.

Diante dos fatos, ele foi encaminhado juntamente a documentação apreendida e o veículo à Delegacia de Polícia Federak, para os procedimentos legais. Ele responderá pelos crimes de receptação (art. 180), uso documento falso (art. 304) e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, todos do Código Penal Brasileiro.

A PRF alerta que ao adquirir um veículo seminovo é importante conhecer a procedência, duvidar de ofertas muito vantajosas e sempre realizar todos os trâmites burocráticos de transferência de propriedade. Essas são dicas importantes para se evitar cair em golpes, ter prejuízos financeiros e ainda responder pela prática do crime de receptação de veículo roubado.

Justiça e Segurança