O resultado das eleições em Itiúba é alvo de uma apuração na 149ª zona eleitoral. A ação de impugnação de mandato eletivo foi proposta pela ex-prefeita Cecília Petrina (PCdoB) contra o candidato eleito, José Francisco dos Santos Filho, conhecido como Zé do Rádio (PSD). 

A ação judicial discute uma denúncia de fraude no processo de apuração dos votos nas eleições de novembro de 2020. No caso, Zé Rádio venceu o pleito com a diferença de apenas 79 votos. Ele teve 10.263 votos contra 10.1844 de Cecília Petrina.

De acordo com a denúncia, fatos considerados graves foram registrados no dia das eleições em Itiúba. Entre eles a entrega de disquetes e pen-drives fora do “envelope” e sem lacre; dados transmitidos sem a presença dos membros da seção eleitoral; os membros da Junta não teriam acompanhado a transmissão dos dados, além do encerramento da apuração com a ausência da apresentação de cinco urnas, entre outros fatos descritos na ação.

Audiência

O caso chamou a atenção do Ministério Público Eleitoral (MPE) e tem atraído também a atenção dos eleitores. O MP ofereceu parecer favorável pugnando pela realização da audiência de instrução no processo. Por decisão judicial, foi determinada a realização, na próxima segunda-feira (13/06), da audiência de instrução, que deverá contar com as presenças de todos os envolvidos no processo. A audiência está prevista para às 9 horas, no Fórum Desembargador José Soares, em Itiúba.  A ação visa a cassação do mandato do prefeito eleito de Itiúba, sob acusação de fraude na apuração dos votos.

Fonte: Agência Brasil