Rodoviários metropolitanos decretam greve por tempo indeterminado a partir desta terça (3)

Rodoviários metropolitanos entrarão em greve por tempo indeterminado a partir da madrugada desta terça-feira (3). Ao BNews, o coordenador-geral do Sindicato dos Rodoviários Metropolitano (Sindmetro-BA), Mário Cleber, afirmou que o descumprimento do acordo firmado com representantes da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), empresas de ônibus e prefeitura de Lauro de Freitas para pagamento de salários atrasados dos trabalhadores da extinta Bahia Transporte Metropolitano (BTM), motivou a paralisação.

De acordo com o coordenador, a greve afetará as linhas que circulam com destino aos terminais Aeroporto, Mussurunga e Retiro, o que representa quase 80% da frota dos ônibus metropolitanos. A decisão atinge cerca de 300 mil pessoas que utilizam os coletivos diariamente.

Em março, a categoria realizou uma paralisação de 24 horas para chamar atenção para a situação dos trabalhadores da BTM. Os veículos da empresa chegaram a não operar por falta de combustível.

Em uma publicação nas redes sociais, o presidente do Sindmetro-BA, Walter Ferreira, afirma que o pagamento dos funcionários da extinta BTM deveria ser feito na última quinta-feira (28), o que acabou não acontecendo. Segundo ele, a greve afetará diretamente as linhas de quatro empresas: Atlântico Transportes, Expresso Vitória, Asa Bela Transportes e Avanço Transportes.

"Comunicamos a toda população e imprensa que devido ao descumprimento de acordo firmado na Agerba entre sindicato, empresas, prefeitura de Lauro de Freitas e Agerba que prejudica em sua totalidade os funcionários da extinta BTM Transportes, o qual se refere ao pagamento dos seus respectivos salários atrasados e proventos rescisórios, o qual deveria ter sido honrado na data de 28/04/2022, o qual não se realizou, comunicamos que fica decretada a greve por tempo indeterminado do sistema de transporte metropolitano, atingindo as linhas das empresas Atlântico Transportes, Expresso Vitória, Asa Bela Transportes e Avanço Transportes, a partir das 0h de 03/05/2022, sendo especificamente da madrugada de segunda-feira para terça-feira", diz o comunicado assinado pelo presidente do Sindmetro-BA.

BNews