Brasil tem 33 mortes por Covid neste sábado, menor número desde o início de janeiro
Foto: Foto: Mateus Pereira / Governo da Bahia

O Brasil registrou 33 mortes por Covid e 3.049 casos da doença, neste sábado (16). Esse é o menor valor de óbitos desde 2 de janeiro de 2022, data em que o país teve 32 mortes.
 

Com os novos dados, o Brasil chegou a 661.993 vidas perdidas e a 30.245.839 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.
 

As médias móveis de mortes e casos continuam em queda em relação aos dados de duas semanas atrás. A média de óbitos agora é de 111 por dia, arrefecimento de 44%, e a de infecções é de 17.154, queda de 28%.
 

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.
 

Novamente, o Rio de Janeiro não atualizou seus dados da pandemia. Conforme nota oficial, a atualização será normalizada na próxima segunda-feira (18).
 

Em finais de semana e feriados, os dados da pandemia costumam ser menores por atrasos de notificação nas secretarias de saúde.
 

Assim sendo, o consórcio de veículos de imprensa deixará de atualizar os números de vacinados contra a Covid-19 nestas datas. Nos dias úteis, os dados serão atualizados normalmente. A medida visa evitar imprecisões nos números informados ao leitor.
 

A mudança, que estreou na sexta-feira (15), deve-se a problemas na consolidação dos dados de vacinação pelas secretarias estaduais. Sete estados já não atualizam o total de vacinados nos dias que não são úteis, e mesmo os que o fazem por vezes informam números desatualizados, que não correspondem à realidade e costumam ser corrigidos nos dias seguintes.
 

Não há alteração no balanço de casos e mortes pelo coronavírus, que continuará sendo publicado pelos veículos todos os dias, às 20h.