Foto: Maxar Technologies

Um comboio militar russo se aproxima de Kiev, capital da Ucrânia. Nesta segunda-feira (28), imagens de satélite da Maxar Technologies capturaram o comboio 60 quilômetros a norte da cidade.

De acordo com a CNN, 27 quilômetros de estrada foram tomados pelos veículos, o que inclui carros blindados, tanques e artilharia rebocada, entre outros modelos.

Esse avanço ocorre em meio à guerra declarada pela Rússia contra a Ucrânia. O governo de Vladimir Putin iniciou uma série de bombardeios ao território ucraniano, na última quinta (24), por não aceitar o interesse manifestado pela Ucrânia de integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar do Ocidente.

Mais cedo, lideranças dos dois países até se reuniram na fronteira com Belarus para discutir o fim dos conflitos, mas não chegaram a um acordo . Enquanto isso,  centenas de mortes já foram registradas e  milhares de pessoas tentam fugir da zona de guerra.

Nas cidades, o cenário é de destruição. O Centro de Informação Resiliente divulgou imagens de satélite feitas pela Planet, que mostram o impacto dos ataques na região de Jitomir e em Kiev, por exemplo.

Fonte: IG