O Banco Central (BC) informou, na manhã desta sexta-feira (21), o vazamento de dados de 160.147 chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade do banco digital Acesso Soluções de Pagamento S.A., em razão de falhas em sistemas da instituição bancária.

De acordo com o Banco Central, os dados vazados são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras. “Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”, afirmou o BC.

As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento.

“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, avisou o Banco Central.

Uma apuração foi aberta pelo BC, que promete aplicar sanções previstas na “regulação vigente”.

Bahia Notícias