Com 52 votos Anastasia (PSD) é indicado ao TCU pelo Senado. Fernando Bezerra ficou em último

 

Com 52 votos favoráveis, o Senador Antonio Anastasia (PSD) foi indicado pelo Senado Federal para ocupar vaga no Tribunal de Contas da União (TCU).

A Senadora Katia Abreu (PP-TO) teve 19 votos e o líder do governo Bolsonaro, Fernando Bezerra Coelho ficou na lanterna, com apenas 7 votos.

Os senadores disputavam a vaga do ministro Raimundo Carreiro, que deixa o órgão para assumir posto de embaixador do Brasil em Portugal. A votação no plenário foi realizada com cédulas de papel, e 78 senadores votaram.

Os três senadores encerram seus mandatos no próximo ano e buscavam a vaga no TCU, cargo vitalício. Para ocupar a vaga, Anastazia passa ainda por votação no plenário da Câmara Federal. 

Com a indicação de Miguel Coelho para o governo de Pernambuco, o cargo de ministro do TCU era a saída encontrada para Fernando Coelho abdicar da disputa ao senado em Pernambuco, no ano que vem, já que, com Miguel Coelho pleiteando a cabeça de chapa para o governo, fica difícil impor outro membro da família na composição de uma chapa na disputa pelo Palácio das Princesas.

Analistas de plantão, logo após o resultado, consideraram a fraca votação de Fernando Coelho, líder do governo no Senado, como uma derrota política do governo Bolsonaro.

Nascido em Belo Horizonte (MG), o indicado, Anastasia, é mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde lecionou até 2006.

Na gestão de Fernando Henrique Cardoso na Presidência da República, entre 1995 e 1999, Antonio Anastasia foi o número dois do Ministério do Trabalho. Em 1999, ocupou a Secretaria Executivo do Ministério da Justiça.

De volta a Minas, em 2002, formulou o plano de governo do então candidato ao governo do estado Aécio Neves. Em 2003, passou a exercer a função de secretário de Planejamento e Gestão e de Defesa Social, já na gestão Aécio.

Na disputa de Aécio à reeleição, Anastasia concorreu como candidato a vice-governador. Em 2010, quando Aécio Neves deixou o cargo para concorrer ao Senado, Anastasia passou a comandar o estado.

Da redação redeGN/ Com informações do G1/Foto divulgação Senado
Compartilhar Google Plus

Autor emcimadanoticia

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo digitando o texto no html .

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial