Covid-19: Petrolina na trajetória da variante Delta

 

HOSPITAL-DE-CAMPANHA-4-696x464

Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou nesta sexta-feira (17) mais uma rodada do sequenciamento genético de amostras de pacientes confirmados para a Covid-19, feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE). O relatório de circulação de linhagens apontou que das 27 amostras sequenciadas, 20 foram identificadas como linhagem e sublinhagem da variante Gamma (74%), inicialmente detectada no Brasil. No entanto, também foram detectadas no conjunto de amostras analisadas sete (26%) pacientes infectados com a linhagem Delta.

Estas amostras são de pacientes provenientes das cidades de Exu (1), Camaragibe (1), Petrolina (4) e Primavera (1). Entre os sete casos da variante Delta, quatro foram em pessoas do sexo masculino e três do sexo feminino, com idades entre 20 e 56 anos. As faixas etárias são: 20 a 29 (4), 30 a 39 (2) e 50 a 59 (1).

Das amostras que positivaram para a variante Delta, todas foram notificados no sistema de informação dos casos leves. Os municípios de origem foram orientados a investigar e acompanhar os casos. Até agora, o Estado totaliza 36 pessoas infectadas por essa variante.

Todas as coletas dos materiais biológicos para esta rodada de sequenciamento genético ocorreram entre os dias 6 e 27 de agosto. As amostras desta rodada de sequenciamento genômico foram dos seguintes municípios: Exu, Terezinha, Igarassu, Caruaru, Ipojuca, Camaragibe, Sairé, Petrolina, Primavera e Cabrobó.

Histórico

Além dos sete novos casos registrados nesta sexta, outros 15 foram registrados no dia 10/09 – sendo 14 de pacientes provenientes das cidades pernambucanas de Araçoiaba (1), Caruaru (4), Escada (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Jataúba (2), Quipapá (1), Recife (3) e Fernando de Noronha (1), além de um pacientes de Ubatuba (1), no Interior de São Paulo. O turista foi testado e notificado por Fernando de Noronha.

Outros quatro foram confirmados no dia 2/09 de pacientes provenientes das cidades de Olinda (1), Ipojuca (1), Caruaru (1) e Araripina (1). No dia 27/08 foram confirmados oito casos da variante em pessoas residentes nos municípios do Recife (5), Olinda (1), Cabo de Santo Agostinho (1) e Exu (1). Antes disso, no dia 18/08 foram confirmadas duas amostras com a cepa originária da Índia, de residentes em Abreu e Lima (1) e Olinda (1), que adoeceram em julho.

.

Carlos Britto

Compartilhar Google Plus

Autor emcimadanoticia

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo digitando o texto no html .

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial